Wednesday 25 May 2011

Corrida da marginal - Algumas notas

Quando falo de coisas que respeitam à minha terra acabo por ser sempre bastante parcial nas minhas análises, mas não é isso que me impedirá de deixar aqui alguns considerando sobre esta prova.

Como disse atrás, o percurso é lindíssimo, pois é feito ao longo da estrada costeira, sempre com o mar e as praias ao nosso lado, com passagem pela zona da marina e do Porto da Póvoa, o que traz uma acrescida variedade ao tipo de paisagem. A este facto acresce o facto de se tratar de um percurso plano o que oferece boas condições aos atletas para alcançarem uma boa performance desportiva.

A prova tem ainda fins sociais, sendo parte do lucro gerado entregue à Associação Portuguesa de Paramiloidose, uma doença incurável e altamente incapacitante que tem na zona de Vila do Conde/Póvoa de Varzim uma elevada incidência.

Com todos estes ingredientes, entendo que esta prova tem tudo o que é necessário para se tornar numa referência (pelo menos) regional no panorama das provas de estrada.

A verdade é que isso não está a acontecer. Esta foi a 5ª edição e, creio, a que registou uma menor adesão de atletas. Comparando com a última vez em que estive presente (a 2ª) esta edição teve apenas 305 atletas quando em 2008 haviam terminado 522 atletas. Esta menor adesão à prova também se verifica quanto à participação na caminhada, da qual não há números, mas que são inferiores aos da componente competitiva. Seria bom que se percebessem as razões que levam a estes números e que se consiga fazer a prova crescer.

Outro aspecto a rever é o dos abastecimentos. Havia dois pontos de abastecimento: um localizado ao km 2,5 e outro ao km 5. Sendo o percurso de ida e volta a localização é perfeita, mas obriga a uma boa gestão dos recursos disponíveis, pois é óbvio que o abastecimento do km 2,5 terá de ser provisionado com uma quantidade de água maior, já que, para além de servir os atletas em duas passagens, também tem de abastecer as pessoas da caminhada. Ora, isso não aconteceu, pois quando lá passei no percurso de retorno a água já estava esgotada, o que me deixou algo perturbado, pois sentia os efeitos de imenso calor.

Finalmente, o sistema de apuramento dos tempos merece reparo. Na classificação oficial fui creditado com 46m01s quando o meu tempo real foi de 44m48. Sabendo que parti um pouco atrás, seria normal que me fossem atribuídos mais 10 a 20 segundos, mas nunca uma diferença tão grande.

Apesar destes contratempos, é uma prova que recomendo vivamente e na qual conto participar sempre que me for possível.

3 comments:

F. Marinho said...

Olá Miguel. Foi bom ver-te depois da maratona e o meu comentário sobre a corrida da Marginal é muito semelhante ao teu, embora possa acrescentar mais um ou outro aspecto; assim, eu mudaria o início da prova para as 10h 00 e marcaria os km um a um, como ,aliás, já tinha sucedido noutras edições. A divulgação da prova devia ter sido mais efectiva e a taxa da caminhada deveria ser diferente da Corrida, mais acessível. Apesar disto, para o ano conto correr mais uma vez.

MPaiva said...

Caro Prof. Marinho,

Agradeço o comentário e as palavras simpáticas no in´+icio da prova!
Quanto à hora, presenciei uma discussão do organizaor com alguns atletas que se mostravam confusos pelo facto de o cartaz oficial referir as 10:00h e a prova só começar às 10:30h (conforme está no regulamento). Atento o calor que esteve, talvez fosse melhor ter começado às 10:00h.
Quanto à melhoria na divulgação e à redução do preço da caminhada parecem-me medidas obrigatórias para que a prova não regrida mais. Com tanta falta de provas de atletismo em Vila do Conde, é importante que as poucas que existem possam evoluir!

abraço
MPaiva

luis mota said...

Olá Miguel!
Obrigado pela visita ao tomaracorrida e pelas palavras.
Correr na terra tem um sabor especial e cabe-nos a nós ser os primeiros a participar e aconselhar os organizadores. Pequenas alterações podem fazer grandes provas.
Grande abraço,
Luís mota

 
Free counter and web stats