Tuesday 17 May 2011

Marathon des Vins de Blaye

As minhas anteriores experiências na maratona tinha sido sempre na Maratona do Porto (edições de 2008, 2009 e 2010). Esta prova em que participei é completamente diferente. Se no Porto temos uma maratona em crescimento (embora ainda pequena), mas que se pretende comparar às grandes maratonas desse mundo, em Blaye temos algo que está "noutra onda". Com efeito, esta prova é pequena e explora muito bem as vantagens de o ser, pois faz do evento uma festa permanente que procurar envolver os seus participantes de forma quase familiar.

Vejamos alguns exemplos:
- Em Blaye, o prémio do venceder é o seu peso em vinho! Até parece brincadeira, mas é mesmo assim! Como é óbvio, este tipo de prémios afasta uma série de atletas que fazem da corrida a sua forma de vida...
- Em Blaye, logo quando fazemos a inscrição, temos de informar a organização se pretendemos correr disfarçados ou não! O resultado é que uma grande parte dos atletas aderem a este espírito de brincadeira, havendo um pouco de tudo, desde palhaços a frades, de figuas históricas a bonecos de banda desenhada, entre muitos outros.
- Em Blaye o programa dura 3 dias, incluindo a pasta party na noite anterior à prova, mas inclui um almoço após a prova e jantar no dia da prova, bem como um roteiro turistico no dia seguinte! Aqui é curioso registar que, sendo a prova um meio de publicitar a região vinícola de Blaye (Bordeaux) havia sempre vinho à disposição de todos. Apesar disso, notava-se um certo recato no consumo durante a pasta party bem contrastante com o que se viu no jantar que se seguiu à prova...

O facto de a prova se realizar no sábado permite que o programa proposto tenha boa adesão e que se disfrute de um fim de semana excelente.

Para além de tudo isto, há ainda o percurso. Para começar, a vila de Blaye é muito bonita. Situada no estuário do Gironde esta povoação recentemente elevada à categoria de património mundial da Unesco, possui uma fortificação impressionante e um património bem preservado que justifica, só por si, a visita. Depois, sendo uma zona vinhateira, tem por todo o seu território a beleza dos vinhedos a marcar uma paisagem verdejante que impression pela beleza. É em todo este cenário que corremos. Começamos e acabamos dentro do casco histórico, dentro do citadela, mas depois passamos pelas zonas rurais, por entre bosques e vinhados, não deixando sequer de passar pelas quintas (Chateaux) de produção de vinho.

O resumo de tudo isto é fantástico. Serei suspeito pelo facto de a prova me ter corrido bem, mas a verdade é que adorei todo o "pacote".

No comments:

 
Free counter and web stats