Friday 2 January 2009

Balanço do ano 2008


O ano 2008 era um ano para o qual eu tinha definido um grande objectivo: correr a minha primeira Maratona. A escolha da prova também estava tomada e recaia na Maratona do Porto, prova que implicava uma logística simples, pois realiza-se perto de casa.

À medida que o tempo foi avançando, fui reunindo informação sobre o que era necessário fazer, em termos de treino, para conseguir superar esse objectivo. Confesso que não tinha a noção de que fosse necessário treinar tanto como acabei por fazer!

Em função disto, o balanço do ano tem de ser efectuado separando-o em duas grandes fases:
- até ao final de Julho, altura em que não treinei mais de 3 vezes por semana e sempre sem nenhuma orientação técnica;
- depois de Agosto, em que comecei a treinar entre 5 a 7 vezes por semana e seguindo planos de treino com alguma lógica em função dos objectivos.

Esta grande mudança implicou uma alteração substâncial na forma como passei a encarar a corrida, o que acaba por ser um dos factos mais relevantes do ano 2008. Assim, ao treinar praticamente todos os dias, passei a integrar a corrida nas minhas rotinas e a dedicar-lhe um empenho substâncialmente maior, o que tem sido muito positivo a vários níveis.

Em termos de participação em provas fiquei-me pela média de uma por mês, com um pico em Março, mês em que participei em duas Meias Maratonas (Lisboa e Póvoa de Varzim). Penso que é uma média razoável, até porque não podemos esquecer que houve alguns meses em que não participei em nenhuma prova.

Quanto a resultados, este ano fica marcado por alguma evolução nas minhas marcas, especialmente na Meia Maratona, em que melhorei onze minutos em relação ao que tinha e nos 10 Km em que melhorei quatro minutos e meio.

Finalmente, e mais importante de tudo, este foi o ano em que me tornei Maratonista, realizando assim o grande objectivo que tinha colocado. A prova que fiz no Porto, no pasado mês de Outubro foi, realmente, um grande acontecimento na minha vida e que nunca esquecerei. Tudo aquilo que fiz para preparar a prova, a criação deste blog como meio de motivação adicional e, depois, a prova em si mesma, com todas as suas incidências, são factos marcantes que deixarão boas memórias deste ano.

6 comments:

Anonymous said...

Amigo Miguel
mais uma vez parabéns por em 2008 te teres consagrado "MARATONISTA", também por um ano bom em termos de resultados, claro que podes e vais melhorar bastante.
Mas não te esqueças de correr uma "maratonazinha" em 2009...
Abraço,
António Almeida

joaquim adelino said...

Amigo MPaiva
Foi um Ano muito bom. Foram mais de 2.200 kms percorridos, não admira que surgisse o fascínio da Maratona.
E isso marca o Ano, parabéns.
Que o novo Ano seja melhor que o anterior, é o que eu desejo.
Um abraço

Fernando Andrade. said...

Amigo Miguel

Parabéns pela época e pela determinação. Com a entrada no "Mundo da Maratona" as coisas passam a ser vistas de forma diferente: AC/DC e AM/DM eheheh.
Grande Abraço
FA

luis mota said...

Olá Miguel!
Um conjunto de bons resultados os que obtiveste este ano.
Foi no Porto que nos conhecemos e com o amigo Almeida concluímos a nossa primeira Maratona.
Foi em Coimbra, na São Silvestre, que efectuámos a última competição do ano.
Fico grato de te ter como Amigo, Miguel!
Um bom ano para ti. Não tenho qualquer dúvida que 2009 será um ano de ouro para o Miguel em termos de resultados desportivos e não só!
Grande abraço,
Luís Mota

João Paulo Meixedo said...

Foi também a minha primeira, decidia uma seman antes, quando me fui inscrever na prova dos 14km e não resisti à tentação de colocar a cruzinha na maratona.
Não estou nada arrependido.
ABraço e até amanhã em Sto Tirso.

José Capela said...

Olá, Miguel...

Pois é!!! Isto da corrida tem esta coisa fantástica, começa-se por treinar duas vezes e...num âpice estamos a treinar todos os dias!!!

Dizem que a culpa é das endorfinas!!! rsrsrs

Mas que o mundo da corrida dá um gozo do caraças...se dá...e só os 'dependentes' como nós conseguem entender...este 'bendito' vicío!

Bom 2009!

Eu amanhã estarei em Santo Tirso a dar corda às sapatilhas!!!!

Abraço

José Capela

 
Free counter and web stats