Friday 9 January 2009

Campeonato Nacional de Estrada

O próximo grande objectivo em termos atléticos é a participação no Campeonato Nacional de Estrada, prova que vai realizar-se na simpática cidade de Mirandela, no planalto transmontano.

Tal como no ano transacto, em que a prova se realizou em Viana (em substituição da Meia Maratona Manuela Machado), esta prova substitui a tradicional Meia Maratona Rota do Azeite, tendo a distância de 15 Km.

Através da consulta ao site da organização não consigo obter informação quanto ao perfil do percurso. Acredito que seja praticamente plano já que, segundo me constou, essa é uma das imposições federativas para a escolha do local de realização. De qualquer forma, se algum leitor deste blog conhecer o percurso escolhido e tiver informções quanto a este aspecto, agradeço!

A semana que está a terminar tem sido utilizados para treinar com o objectivo de melhorar a minha forma para esta prova. Na quarta-feira fiz séries curtas e amanhã irei fazer séries de 1.000 metros, o que me dará uma noção das minhas capacidades actuais. Ainda irei fazer séries curtas na próxima quarta-feira, depois de um treino mais longo no domingo e treinos de recuperação na segunda e terça.

No ano passado corri o Nacional de Estrada em Viana do Castelo, tendo concluído a prova com 1h09m17s (tempo líquido), tempo que constitui ainda o meu melhor registo nesta distância. Na altura fui o 823º classificado entre os 1.206 atletas que concluiram a prova.

Os meus objectivo para esta participação são os seguintes:
- Melhorar o tempo conseguido em 2008;
- Terminar o mais próximo possível dos 60 minutos.

Estou plenamente convencido de que, se nada de extraordinário acontecer, conseguirei baixar o tempo de 2008 com alguma facilidade. Já o objectivo de fazer 60 minutos é bastante mais ambicioso, pelo que tudo dependerá de muitos factores, como sejam o perfil do percurso, a temperatura à hora da corrida e, claro, da força que tiver nas pernas e do fôlego que tiver nos pulmões!

4 comments:

Unknown said...

agora é 15 kms?? a minha 1ª meia foi a te Mirandela, eram 21

luis mota said...

Olá Miguel!
Espero que consigas alcançar os objectivos na prova.
Acredito que vais melhorar significativamente o tempo. São vários os factores, contudo acredito e espero que melhores.
Grande abraço,
Luís Mota

Mark V said...

Olá Miguel,

Tendo em conta os resultados vais de certeza bater os 1.09h!

A informação sobre a prova (e o próprio site) deixam de facto algo a desejar, mas o que importa mesmo é a prova!

Encontrei este tópico que talvez te possa ajudar (http://www.omundodacorrida.com/phpBB2/archive/index.php/t-3656.html)
Parece que sobe ligeiramente, mas nada demais!

Bons treinos e boa sorte para a prova!
Abraço

José Capela said...

Olá, Miguel

Já corri duas vezes a meia-maratona de Mirandela, e apenas contava com uma ligeira subida, nada de complicado para quem está habituado ao Porto ou a Santo Tirso. (rsrsrsrsrsr)

Mas a boa notícia é que essa ligeira subida, pelo que analiso através do mapa google também foi abolida devido ao encurtamento da distância de 21,0975km para 15Km!

Por isso acredite que pode atingir os objectivos!

Abraço

José Capela

 
Free counter and web stats