Monday 19 January 2009

O meu Campeonato Nacional de Estrada

Quando acordei o dia estava muito pouco convidativo a corridas. Chovia copiosamente em Vila do Conde, o que me deixava algo preocupado com as condições climatéricas que iria encontrar em Mirandela. Apesar disso, e porque a vontade de correr vence sempre tudo, não vacilei e preparei-me para sair. Eram 7.15h da manhã quando saí de casa. Acompanhado pelo meu amigo João Ferreira e pelo seu pai, que nos acompanhou no passeio a Mirandela, fizemos a viagem seguido pela A7 até Chaves, apanhando depois o IP4 em Vila Real. Com isto consegui evitar a subido do Marão, fazendo assim uma viagem mais agradável. Agradável, mas acompanhada em permanência pela chuva e pelo nevoeiro!

Quando estavamos já perto de Mirandela o tempo pareceu melhorar um pouco e, para nossa surpresa, quando chegamos ao local da partida da prova não chovia! Parecia que os Deuses estavam com os atletas, querendo poupá-los à chuva!

Chegamos com cerca de 2 horas de antecedência, o que nos permitiu ir tomando contacto com o ambiente da prova com toda a calma. Os atletas iam chegando aos poucos e as ruas iam-se enchendo de pessoas.

Pela primeira vez na sua história o Ginásio Clube Vilacondense apresentou uma equipa num Campeonato Nacional de Atletismo. Para além dos que estão na foto (eu, o Baltazar Sousa e o João Ferreira), a equipa contou também com o Ricardo Silva. O resultado final foi honroso, pois permitiu-nos alcançar o 18º Lugar entre as equipa classificadas, sendo que fomos os 4ºs melhores da Associação de Atletismo do Porto!

Feito o aquecimento estava a chegar a hora de partir para os 15 Km. Eram duas voltas com passagem pelas duas pontes da cidade, num percurso totalmente plano e propício a bons andamentos. Enquanto esperava na linha de meta vi ao meu lado a blogger de Portalegre Vitorina Morato, isto depois de ter cumprimentado o José Capela, que esteve em Mirandela integrado numa excelente equipa de cerca de 60 elementos do Núcleo de Atletismo das Taipas.

A minha prova começou, tal como eu tinha previsto, com ritmos muito próximos dos 4:00/Km. Como é normal o primeiro foi um pouco mais rápido, em 3:44, mas rapidamente emendei passando a correr sempre por volta da média pretendida. Até aos 5 Km não houve grandes novidades: sentia-me bem e fiz o primeiro terço em 20:06.

No segundo terço continuei com o mesmo ritmo, embora sempre acima dos 4:00/Km. Nesta fase os piores quilómetros foram o oitavo e o décimo em que fiz 4:11 e 4:12 respectivamente. De qualquer forma passei aos 10 Km em 40:51, o que mostrava uma ligeira quebra, com os segundos 5 Km a serem cumpridos em 20:45.

No último terço da prova as coisas correram um pouco pior. O ritmo dos quilómetros 11, 12, 13 e 14 foi o mais baixo de todos, tendo oscilado entre os 4:14 e os 4:23, aos 12 quilómetros, altura em que senti a famosa "dor de burro" e em que senti também uma dor no musculo interior da coxa esquerda, o que me obrigou a baixar um pouco o andamento. Com estes contratempos percebi que não iria ficar na casa dos 60 muinutos, conforme gostava, mas mesmo assim não esmoreci e dei o meu melhor. Foi assim que, com algumas reservas, consegui cumprir o último quilómetro em 3:59, para acabar a prova com um tempo oficioso de 1h02m15s.

Considero que o meu desempenho foi bastante positivo. Apesar de ainda não ter chegado aos ambicionados 60 minutos, fiquei lá perto. Para além disso, melhorei o tempo que tinha feito no Campeonato Nacional de ERstrada de 2008, em Viana do Castelo, em mais de 7 minutos, batendo assim de forma folgada o meu record pessoal aos 15 Km.

No final da prova, tive ainda oportunidade de trocar algumas palavras com a simpática Sara Moreira, a nova Campeã Nacional de Estrada, que venceu de forma algo inesperada a super favorita Inês Monteiro.

9 comments:

Unknown said...

os meus parabéns pela prova e pelo tempo realizado.

Mark V said...

Olá Miguel,

Excelente prova! Os parciais andam sempre muito próximo dos 4min/km por isso estou certo que na próxima corrida de 10k vais baixar os 40 min.

Quanto aos resultados oficiais é uma pena que numa prova organizada pela FPA aconteçam coisas assim...sem comentários...:)

Abraço

joaquim adelino said...

Amigo MPaiva
Excelente descrição da sua prova onde primou a regularidade, revelando uma boa preparação para esta distância.
Parabéns ao Paiva e aos seus amigos do Ginásio Clube que conseguiram uma boa classificação no âmbito destrital.
Sobre a organização, é lamentável não publicar os resultados de todos os participantes, se calhar também não os tiraram, ou então trataram vocês como gente de menor importância. Eu costumo dizer, pode ser que as vozes de burro cheguem ao céu.
Um abraço

Gil Freitas said...

Já o felicitei pelo tempo conseguido que foi bastante bom embora o Sr. Miguel esteja insatisfeito. Essa insatisfaçao é de certa forma boa, ajuda a aumentar horizontes.

Também fiquei muito desiludido ao ver que os resultados dos atletas não federados,não foram registados.
Fiquei muito mais desiludido porque a prova correu-me mesmo bem.

Já agora o Sr.Miguel vai estar presente na prova de Viana?

Abraço,
Gil Freitas

ruimuga@correr said...

Parabéns pela prova.

Bela foto essa, com a campeã feminina.

Abraço

ruimuga@correr

José Capela said...

Olá, Miguel

Antes de mais parabéns pela tua prova. Obrigado também pelos comentários de incentivo que deixas no meu blog.

Depois da indignação demonstrada por muitos atletas, a organização hoje no seu site acabou por publicar os resultados de todos os participantes.
Mais vale tarde que nunca!
Eu alterei o post do meu blog e ja coloquei um link do site do CAMIR onde podem ser consultadas as as classificações.

Abraço

José Capela

luis mota said...

Olá Miguel!
Mais uma bela participação, agora nos 15 quilómetros.
Felicito O Ginásio Vilacondense pela participação. O Baltazar Sousa esteve também em bom nível.
Boa prova para domingo,
Luís Mota

João Paulo Meixedo said...
This comment has been removed by the author.
João Paulo Meixedo said...

Parabéns, amigo.
Deixo-te um abraço de renovados parabéns.

 
Free counter and web stats