Tuesday, 13 January 2009

Uma história interessante

Quem acompanha os blogs de corrida Portugueses e Brasileiros conhece, seguramente, o Joaquim Adelino. No seu blog Pára que não Pára conseguimos sentir a sua paixão pelas corridas e a forma entusiasta e solidária como a vive. Para além disso, Joaquim Adelino é um comentador regular de imensos blogs, sempre dando a sua palavra de incentivo e apoio aos respectivos autores.

No passado dia 27 de Dezembro o Joaquim Adelino teve uma contrariedasde que o desgostou bastante. Estando inscrito para correr a 1ª Edição da S. Silvestre de Lisboa, acabou por não conseguir participar na prova pois a organização não procedia à entrega dos dorsais no dia da sua realização junto ao local de partida, conforme é normal acontecer.

Desagradado com a situação, o nosso amigo Joaquim escreveu isto, o que mereceu comentários de solidariedade por parte de alguns companheiros de blogosfera, entre os quais me incluo.

O assunto estava já ultrapassado e esquecido quando na passada sexta-feira recebi a cópia de um e-mail dirigido ao Joaquim Adelino (as cópias eram para as pessoas que haviam escrito comentários solidários com o Joaquim e de crítica à organização) sobre o assunto. O remetente era o responsável pelo Departamento de Marketing da ASICS Portugal, marca que era patrocinadora da S. Silvestre de Lisboa. Apesar de não ter a menor responsabilidade no sucedido, mostrava-se visivelmente incomodado com a situação que o Joaquim vivera naquela prova e com o facto de a mesma se ter tornado pública por via da sua descrição no Pára que não Pára. Assim, aquele gestor fez questão de lamentar o sucedido e explicar que a sua empresa se preocupa com o bem estar dos "verdadeiros apaixonados pela corrida", pelo que iria compensar o Joaquim com a oferta simbólica de uma T. Shirt técnica alusiva à prova.

Esta história, que estou certo nem o Joaquim nem o responsável pela ASICS se importarão que seja divulgada, mostra duas coisas:

- Estes blogs são importantes, pois através deles enviamos mensagens que são lidas por muita gente, tendo, por isso mesmo, impacte público;

- Há empresas que desenvolvem o seu negócio não olhando exclusivamente aos números, mas que, para além disso, estão permanentemente alerta quanto à satisfação das pessoas a quem os seus produtos se dirigem.

Nunca comprei um único produto da ASICS (por nunca calhou), mas sendo esta a cultura da empresa, começo a perceber o porquê de ser, a este respeito, um caso raro entre os que praticam atletismo.

7 comments:

Fernando Andrade. said...

É nestas coisas que se ganha a simpatia do público. Apesar de não ter responsabilidade na falha, a Asics (um dos principais sponsors) teve a nobreza de pedir desculpa.
Como disse o Miguel, compreende-se melhor a dimensão da Asics, que se preocupa em manter satisfeitos os seus clientes (ainda que potenciais). Esta é uma das atitudes que mais aprecio.Parabéns.

luis mota said...

O justo e devido merecimento de uma marca de grande qualidade.
Um simples mas grande gesto!
Hoje o treino vai ser de ASICS.
Luís Mota

joaquim adelino said...

Amigo MPaiva
Gostava de partilhar convosco a satisfação de saber que a ASICS Portugal tomou conhecimento do ocorrido na 1ª S.Silvestre de Lisboa com o impedimento de a minha equipa poder participar. Renovo aquilo que disse na altura, a responsabilidade maior é nossa, não ilibando, no entanto, a organização que poderia ter feito melhor.
Agora não sei o que comentar, não recebi qualquer email da ASICS a dar conhecimento deste seu nobre gesto, que aceitarei com agrado, e o que eu sei é aquilo que o Mark e agora o meu amigo Paiva me disseram aqui no blog.
Se possível e enquanto não chega o original envie para o meu email (ele está visível no meu blog, em meu perfil)a tal mensagem.
Um abraço.

joaquim adelino said...

E obrigado pelas palavras elogiosas, mas não era preciso.
Um abraço

MPaiva said...

Joaquim,

Recebeu o e-mail?

MPaiva

joaquim adelino said...

Amigo MPaiva
Não recebi nada e não sei o que é que vocês receberam.
Dá para pensar!
Um abraço

MPaiva said...

Joaquim,

Qual é o seu e-mail? O que tenho é:
quimabelha@gmail.com
Está correcto? É que eu re-enviei-lhe o e-mail do responsável da ASICS há 3 dias, pelo que deveria ter recebido...

MPaiva

 
Free counter and web stats