Tuesday 2 September 2008

O percurso da Maratona


O percurso da edição deste ano da Maratona do Porto é excelente! Não posso fazer a comparação com os anos anteriores, pois não sei se era o mesmo, mas considero que a opção da organização dificilmente poderia ser melhor.

Em termos de desnível, a prova é bastante acessível. A única inclinação digna de registo aparece logo no primeiro quilómetro, quando subimos a Rua Júlio Dinis em direcção à Rotunda da Boavista. Para além disso, há apenas ligeiras inclinações de grau de dificuldade baixo que não causarão um desgaste especialmente acrescido.

Em termos de piso, todo o percurso é em alcatrão de boa qualidade, com a excepção de um pequeno troço na zona da Foz do Douro. De todos os aspectos, talvez esse seja o menos positivo. No entanto, também não causará grande incómodo, pois não deve ultrapassar um quilómetro (somando as passagens na ida e na volta).

Finalmente, em termos de paisagem julgo que seria difícil conseguir melhor na cidade do Porto. Percorrer toda a zona poente da cidade, desde a Rotunda de Matosinhos Sul até à Foz do Douro e depois a marginal ribeirinha até ao Freixo, atravessando a Ponte D. Luís para uma incursão na valorizadíssima Ribeira de Gaia é algo a que nenhum atleta consegue ficar indiferente. Como não poderia deixar de ser, qual cereja em cima do bolo, o final acontece na porta de entrada do Parque da Cidade, o grande pulmão da cidade e um local de peregrinação de imensos atletas.

Para mim, que farei no dia 26 de Outubro a primeira Maratona da minha vida, dificilmente poderia encontrar melhor enquadramento para a concretização deste objectivo pessoal.

No comments:

 
Free counter and web stats