Sunday 7 September 2008

Treino longo


Este sábado cumpri o treino mais longo de todo o plano da minha preparação para a Maratona do Porto. Estavam previstas 2h30m de corrida.
Eram 8h da manhã e já eu estava a percorrer o meu habitual percurso de corrida: a marginal de Vila do Conde entre o Castelo e o limite com a Póvoa de Varzim. A temperatura era boa para a corrida. Comecei a um ritmo na ordem dos 5:20/Km, tendo cumprido os primeiros 7 km em 37:30. A corrida era bastante controlada e sentia-me perfeitamente bem. Os segundos 7 Km foram corridos em 36:15, mostrando um ligeiro avivar do andamento.
Ao passar aos 14 km sentia-me muito solto pelo que continuei a aumentar o ritmo, tendo cumprido os terceiros 7 Km em cerca de 35:00, passando aos 21 Km com 1h48m30s. Nessa altura ainda não me sentia verdadeiramente cansado, mas confesso que o corpo estava a começar a dar sinais de alguma fadiga. Se aos 14 tinha a sensação de que iria aguentar mais 15 ou 20 Km à vontade, quando passei aos 21 já não tinha essa certeza.
Continuei, tendo como objectivo cumprir o tempo de corrida estipulado e fazer, pelo menos, 30 Km. A verdade é que os sinais de fadiga aumentaram. Depois dos 25 Km o cansaço já se fazia sentir com alguma intensidade, mas, mesmo assim, cumpri os 4ºs 7 Km do treino em cerca de 36:00, passando aos 28 Km em 2h24h30s. A vontade de fazer os últimos 2 Km não era nenhuma. O cansaço já era grande, mas lutei contra isso e contra a vontade de dar o treino por concluido e lá fiz o caminho que faltava para completar 30 Km de corrida. O ritmo destes Km finais já foi bastante mais lento, com uma média por Km de 5:30. Acabei o treino com 2h35h14s, fazendo exactamente 30 Km de corrida. Nunca tinha corrido tanto tempo seguido!

No final do treino senti duas coisas:
- Um grande cansaço, especialmente nos musculos das pernas, pois o ritmo cardíaco do treino foi excelente, já que a média se ficou nos 145/min e praticamente sempre abaixo dos 80% de capacidade máxima;
- Uma sede enorme, pois fiz todo o treino conseguindo apenas beber uma pequena garrafa de água de 33 cl que um amigo, que encontrei pelo caminho, me ofereceu. A sede era tanta que a certa altura a cabeça só pensava em formas de conseguir água, o que significa que este tipo de treinos têm de ser devidamente preparados, pois fazê-los sem ter abastecimento é um sacrifício demasiado grande.

Faltando cerca de um mês e meio para a grande prova, sinto que estou a evoluir e que deverei conseguir atingir o objectivo de a terminar. No entanto, este treino longo mostrou-me que tenho de continuar a treinar bastante, pois tenho a sensação de que, se a prova fosse hoje, iria ser muito difícil terminar e nunca o conseguiria com um tempo abaixo das 4 horas.

O que vale é que ainda não chegamos a meio do Plano de Treinos!

No comments:

 
Free counter and web stats