Friday 5 September 2008

Treino de séries


Desde que recomecei a correr com regularidade, sempre fiz treinos sem qualquer preocupação de ordem técnica. O objectivo era correr, não interessando muito o tipo de treino, mas apenas conseguir fazer determinana distância ou determinado tempo de corrida.
Mesmo quando corri na minha juventude (entre os 14 e os 17 anos), nunca tive orientação técnica, pelo que em grande parte desse tempo o meu treino consistia apenas em... correr.
A certa altura percebi (sozinho) que talvez não estivesse a fazer as coisas da melhor forma e que talvez conseguisse melhorar bastante as minhas performances se treinasse melhor. Foi nessa altura que descobri, pela primeira vez, as séries.
Comecei então a seguir um plano de treinos que alguém me ajudou a conseguir e senti francas melhorias. De tal forma que cheguei mesmo a conseguir ganhar algumas (poucas) provas locais em que participei (Campeonatos Inter-Freguesias, por exemplo). Para mim ganhar uma prova era uma tremenda novidade, pois sempre me caracterizei por ser um atleta entre o fraco e o mediano!

Com este regresso à corrida, que venho fazendo nos últimos anos, está a acontecer a mesma coisa. Até ao início da preparação específica para a Maratona do Porto os meus treinos consistiam apenas em ...correr. No entanto, quando comecei a seguir o Plano de Treinos para a Maratona voltei a introduzir no treino as famosas séries. Hoje, por exemplo, fiz apenas 50 minutos de corrida, que incluíram um ligeiro aquecimento e 6 séries de 3 minutos a 3:30/Km com igual tempo de descanso entre cada. Foi um treino curto, mas que me correu particularmente bem, pois consegui aguentar a cadência das séries de 3 minutos com algum conforto.
Há exactamente uma semana atrás tinha feito o mesmo treino, mas com apenas 5 séries ao mesmo ritmo. Na altura consegui cumprir o que estava planeado, mas com enorme sacrifício. Aliás, as duas últimas séries foram efectuados com grande esforço e mesmo nos limites. Curiosamente (ou talvez não), hoje o treino correu muito melhor e na última vez, até fiz 3 minutos e meio e não os previstos 3, cumprindo assim um quilómetro completo aquela velocidade.

Assim vai o meu treino para a Maratona do Porto!

2 comments:

Maria Sem Frio Nem Casa said...

Boa! O trabalho dá resultado!

Fico contente por ti e lá estarei na meta para ver o resultado final.

Ana Pereira

MPaiva said...

Obrigada pelas simpáticas palavras!

 
Free counter and web stats