Thursday 23 October 2008

A minha preparação

Com o treino de hoje dei por finda a minha preparação para a Maratona do Porto. Tal como fiz nos meses anteriores, aqui fica o resumo do trabalho desenvolvido durante o mês de Outubro (até ao dia da Maratona):

- Nº. de treinos: 19 (Não inclui a prova realizada)
- Nº. de provas: 1 (Meia Maratona de Ovar)
- Nº. de dias de descanso: 5
- Nº. de Km percorridos: 261,2
- Nº. de treinos de séries: 3
- Nº. de treinos com rampas: 1
- Nº. de treinos longos: 2
- Tempo de corrida: 21h 00m 41s
- Tempo médio por Km: 4m 58s
- Treino mais longo: 30 Km
- Treino mais curto: 8,25 Km

Fazendo agora o resumo total do que fiz nas 12 semanas em que me dediquei a esta "aventura" (que começou no dia 1 de Agosto de 2008), temos os seguintes dados:

- Nº. de treinos: 67 (inclui as provas realizada)
- Nº. de provas: 2
- Nº. de dias de descanso: 18
- Nº. de Km percorridos: 883 (média de 73,5 Km/semana)
- Nº. de treinos de séries: 16
- Nº. de treinos com rampas: 5
- Nº. de treinos longos: 7
- Tempo de corrida: 73h 29m 47s
- Tempo médio por Km: 5m 00s
- Treino mais longo: 30 Km
- Treino mais curto: 7 Km

Para além disto importa referir que, fruto da intensificação do treino, perdi alguns quilos, estando agora com um peso de 78 Kg, valor que considero ideal para enfrentar o desafio da Maratona. Em termos físicos continuo a sentir-me bastante bem, tendo conseguido melhorar muito a minha capacidade de resistência aeróbica e não sentindo qualquer problema de ordem muscular ou articular.

Por tudo isto, estou razoavelmente optimista para a prova, tendo a convicção de que será possível superar o objectivo primeiro que é o de terminar a maratona.

Amanhã farei uma antevisão da minha prova e deixarei aqui os objectivos concretos que coloquei para mim mesmo.

5 comments:

António Almeida said...

Caro Miguel Paiva

o difícil está feito e no seu caso, muito bem feito (acho eu).
Domingo espero ter o prazer de fazer parte do "clube" de novos maratonistas junto com o Miguel, O Luís Mota e outros.
Continuação de bons treinos (mentais), muitos hidratos e descanso.
Abraço,
António Almeida

luis mota said...

Olá Miguel!
Uma excelente preparação para quem quer fazer a primaira Maratona.
Também espero lá estar participar neste "baptismo", da Maratona.
Luís Mota

Unknown said...

Como o Luís diz, preparação excelente, parabéns

joaquim adelino said...

Olá Miguel
Descobri o seu blog através do blog do nosso amigo atleta António Almeida e dei uma olhada como dizem os nossos amigos brasileiros.
Como também vai fazer a Maratona do Porto e pela informação que disponibilizou estou convencido que fará uma boa prova. Eu devo ir até Almeirim, não para correr mas sim para estar perto dos amigos e apoiá-los.
Eu por aqui irei consultando o seu blog.
Recebe os melhores cumprimentos.

Jorge Cerqueira said...

Parabéns amigo pelos treinos para a Maratona de Porto, tenho certeza que farás uma bela maratona.
Um abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

 
Free counter and web stats