Friday 21 November 2008

Treinos da semana

Os treinos continuam bons e recomendam-se. Depois de 9 dias consecutivos sem descanso na passada segunda-feira foi dia de parar. Bom, não foi uma paragem completa, pois aproveitei para fazer algo que já há muito tempo pensava, mas que tinha ficado sempre adiado: um exame de electrocardiograma com prova de esforço.
Fiz o exame tendo estado pouco mais de 16 minutos em cima do tapete. Não foi bem um treino, mas acabou por ser um teste interessante que exigiu algum esforço, especialmente na última fase em que a máquina já estava com uma inclinação superior a 20%! O resultado foi "assintomático", tendo sido identificada uma "boa capacidade funcional" e uma resposta "normal ao esforço".

Os restantes dias foram passados assim:
- Terça-feira - 65 minutos a rolar (média de 4:45/Km);
- Quarta-feira - 20 minutos de aquecimento, seguidos de 4 repetições de 1.000 metros a um ritmo de cerca de 3:30/Km com 3 minutos e 30 de intervalo de recuperação. O treino completou-se com 5 minutos a rolar descontraidamente;
- Quinta-feira - 55 minutos a rolar a um ritmo de 4:50/Km, que incluiram 4 "esticões" (repetições de 30 segundos a 3:00/Km, com 30 segundos de recuperação) nos últimos 5 minutos;
- Sexta-feira - 50 minutos a rolar calmamente, mas em ritmo ligeiramente progressivo (comecei a 5:00/Km e acabei a 4:30/Km).

Amanhã repetirei o treino de pista da passada semana e no Domingo farei um treino longo de 23 a 25 Km (em princípio um pouco mais lentamente do que na passada semana!).

5 comments:

joaquim adelino said...

Amigo MPaiva
Trata-se de um treino muito bem idealizado que o levará certamente a melhorar as suas marcas, especialmente a Meia Maratona.
Se vier a Lisboa no dia 7 certamente iremos encontrar-nos.
Continuação de bons treinos.
Receba um abraço

MPaiva said...

Joaquim,
Nesse fim de semana irei correr a 51ª Edição da Volta a Paranhos, aqui no Porto, pelo que não terei possibilidades de estar em Lisboa. No entanto, já vi que nos vamos encontrar no Meeting de Bloguers em Tomar, o que será um enorme prazer!
abraço
MPaiva

luis mota said...

Olá Miguel!
Em meu entender estás a desenvolver um bom trabalho.
Gostaria de fazer também a prova de esforço.
Vou ver, aqui em Tomar onde efectuar.
Os meus treinos têm sido mais em volume e com intensidade mais baixa. Nas provas curtas vou “pagar” com piores tempos. Paciência, não se pode ter tudo.
Domingo, na Mendiga vou fazer o teste aos 16.6 km.
Depois será a aproximação à Maratona de Lisboa, onde quero ver se consigo melhorar a marca (o que não será fácil).
Grande abraço,
Luís Mota

Anonymous said...

Miguel

esses treinos estão mesmo bem e recomendam-se...
Bom fim de semana.
Abraço,
António Almeida

João Paulo Meixedo said...

vemo-nos então na Volta a Paranhos. Podes estacinar a tua Lambretta ao lado da miha Vespa Sprint Veloce cinza de 1976.

 
Free counter and web stats