Monday, 17 November 2008

Treinos de fim de semana

Este fim de semana foi esplêndido. Não falo só do maravilhoso clima de Outono que nos irradiou um sol maravilhoso, mas também dos belos treinos que consegui fazer.

No Sábado, como estava previsto, fui até à pista de atletismo do Estádio Municipal da Póvoa de Varzim. Pouco conhecido da maioria das pessoas, este equipamento desportivo de excelência está integrado no Parque da Cidade. A qualidade do Estádio é excelente, com um relvado que aparenta estar muito bem cuidado e uma pista de atletismo com as condições adequadas para a prática de todas especialidades (corrida, saltos e lançamentos). Os utilizadores da pista pagam € 1,00 tendo ao seu dispor um cacifo para guardar os seus pertences durante o treino e a possibilidade de tomar banho de água quente, não havendo limite de tempo de utilização da pista (pelo menos não me falaram disso).
O meu baptismo em pista consistiu num treino que incluiu um aquecimento inicial de 26 minutos (13 voltas), seguido de alongamentos e de 10 repetições de 400 metros (uma volta à pista) com intervalos de 200 metros de recuperação. Os meus registos nas 10 repetições variaram entre 1m19s (logo na primeira) e 1m24s (a última foi em 1m22s). O treino fechou com mais 3 voltas a ritmo lento.
Apesar de ter estado completamente sozinho em pista (às 09.00h de Sábado ninguém lá estava), foi um treino que me correu bastante bem e do qual gostei muito.

No Domingo era dia de treino longo. Acompanhado pelo meu colega João Ferreira, lá estavamos às 08.00h junto ao Castelo em Vila do Conde com o objectivo de fazer 21 km. Tal como habitualmente, o percurso consistia em fazer 3 voltas completas na Marginal de Vila do Conde, tendo como ponto de regresso o limite do concelho com a Póvoa de Varzim.
Aquela hora da manhã estava um pouco fresco e fizemos o primeiro quilómetro em 5:15. A partir daí o treino começou a ganhar um ritmo cada vez mais forte, o qual fomos agentando sem especial desgaste, de tal forma que parecia que à medida que os quilómetros iam passando, a nossa vontade de correr aumentava. Ao terminar a segunda volta (14 Km) em 1h03m40s percebi que aquele treino estava a superar todas as minhas expectativas. Por isso mesmo, e numa espécie de "já agora", pensamos:
- "Já que andamos tão rápidos até aqui, porque não continuar assim até ao final"?
Se bem o pensamos, melhor o fizemos. O ritmo não abrandou na última volta (bem pelo contrário), o que nos fez terminar o treino de 21 Km com o tempo de 1h33m32s.
Como é óbvio, tempos feitos em treinos não contam para a lista de records pessoais. No entanto, se isto quer dizer alguma coisa, é que poderei estar perto de conseguir melhorar substâncialmente o meu melhor tempo à Meia Maratona, que neste momento está em 1h36m19s!

Perante um treino tão bem conseguido e num dia em que o sol irradiava belos raios que aqueciam a manhã, nada melhor do que celebrar com um mergulho na Praia da Senhora da Guia. As frias águas tornaram-se, mais uma vez, o regenerador mais adequado para os musculos da pernas que pouco depois já pareciam estar prontos para outra aventura!

8 comments:

Mark Velhote said...

Olá Miguel,

Estou convencido! Conta comigo no próximo treino em pista!

Abraço e parabéns pela referência na Revista Contra- Relógio!

joaquim adelino said...

Olá MPaiva
Obrigado por relatar os vários episódios dos treinos de fim de Semana. Tão minucioso que certamente acabará por ajudar alguns corredores que querem melhorar o seu desempenho seguindo algumas dicas que vai deixando.
Continuação de bons treinos.

luis mota said...

Olá Miguel!
Um fim-de-semana bem aproveitado.
Não tenho qualquer dúvida que a próxima meia Maratona será abaixo da 1.30.
Convido-te a tirar as dúvidas na meia de Lisboa, dia 7 de Dezembro.
Não levo a mal se não efectuares a meia desde que participes na Maratona.
Pensa nisso.
Grande abraço,
Luís Mota

MPaiva said...

Luis,
Nesse fim de semana corre-se no Porto uma prova com muita história e que estou a planear correr: a 51ª Volta a Paranhos, uma prova que foi erguida pela secção de atletismo do "velho" Sport Comércio e Salgueiros e que se corre nas imediações de um local onde passei bons anos da minha vida (junto à Faculdade de Economia do Porto).
De qualquer forma fica seguro que estarei atento ao teu desempenho em Lisboa e faço desde já uma aposta: entre 2.50 e 2.55!

António Almeida said...

Olá Miguel

é evidente o teu ganho de condição fÍsica resultante da preparação para a Maratona do Porto, o que sucede frequentemente quando a dita preparação é bem feita (como no teu caso).
Pena não fazeres a "meia" de Lisboa pois decerto que farias RP na distância.
A "Volta a Paranhos" é mesmo uma prova com muita história, é também a mais antiga (só superada pela estafeta Cascais-Lisboa).
Continuação de bons treinos.
Grande abraço,
António Almeida

Ricardo said...

Assim é que é!
Quando os treinos nos correm bem funcionam como motivação para se treinar mais e melhor.
E o contrário também é verdade...
Continuação de bons treinos e boas provas.

runningirl said...

Oi Miguel

Obrigado amigo por passar pelo meu blog. Suas visitas são super importantes para mim. adoraria poder conhece-lo pessoalmente. Espero um dia poder visitar Portugal.

Gostou do Certificate? lindo não? pois é foi realmente uma emoção correr esta maratona e a proxima deve ser a "Air Force" em Setembro 2009.

Abraços e bons treinos
Sandra

Ricardo Francisco said...

Parabéns pelo seu blog.
eu adoro atletismo e também reporto as minhas actividades aqui :

http://manutenodealtacompetio.blogspot.com/

Se um dia puder visite.
Um abraço

 
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