Thursday 25 September 2008

Belo treino!


Hoje foi um daqueles dias em que acabei o treino e me senti particularmente satisfeito. Correu mesmo bem!
Entalado entre dois treinos de séries (o de ontem e o de amanhã), o dia de hoje estava reservado para um treino calmo de 60 minutos a rolar sem especiais requisitos de andamento.
Apesar disso, decidi para mim mesmo, antes do treino, que iria fazer algo diferente. Iria aquecer nos primerios 15 minutos a um ritmo baixo (entre 5 e 6 minutos o Km), fazer os 30 minutos seguintes ao ritmo de 4:15/Km e terminar, fazendo os últimos 15 minutos, a 5:00/Km.
Foi com esta ideia que comecei. Cumpri o planeado até aos primeiros 15 minutos, durante os quais corri 2,75 Km (cerca de 5:30/Km). A partir daí comecei a parte rápida do treino. Em vez dos 4:15/Km previstos, imprimi o ritmo de 4:10/Km. Os primeiros minutos foram de adaptação ao novo andamento, mas rápidamente estabilizei, sentindo-me capaz de aguentar a passada. Fui fazendo quilómetros e minutos sem sentir grande cansaço. Quando o treino já levava 45 minutos e estava, portanto, concluída a parte rápida que inicialmente tinha planeado fazer, pensei:
- Se isto está a correr tão bem, porque não continuar?
Foi assim que decidi continuar ao mesmo ritmo, tendo concluído os 60 minutos de treino com 13,65 Km feitos, o que dá uma média total de 4:24/Km.

No final sentia-me um pouco cansado, é verdade, mas muito satisfeito, pois terminei em boas condições tendo conseguido manter durante bastante tempo um excelente ritmo de corrida. A título de exemplo, basta ver que o meu melhor registo em corridas de 10 Km é de 43:03 e hoje, na parte rápida do treino, consegui fazer essa mesma distância em 41:40!

Esta foi uma bela forma de celebrar o dia -30 da contagem decrescente para a Maratona do Porto!

5 comments:

Unknown said...

Belo treino, esta semana ando com treinos assim, 14.400 metros, na 1º metade rolar a 4.45, na ultima um pouco abaixo dos 4. bons treinos

Maria Sem Frio Nem Casa said...

Grande pinta!

Muito bem.

Continuação

Ana Pereira

Anonymous said...

Pois é faltam menos de 30 dias para a "nossa" grande aventura, pelo que vejo da sua parte será bem sucedida, da minha também vou fazendo por isso, o que importa é que dia 26 possamos desfrutar do prazer de terminar e bem a Maratona.
Continuação de bons treinos.
Bom fim de semana.
António Almeida

José Capela said...

Boa noite,

Fico contente por saber que o meu amigo está a treinar bem e muito motivado para fazer a Maratona do Porto. Muitas vezes não são apenas as pernas, o coração ou os pulmões que correm, convém não esquecer que a cabeça tem um papel muito importante! Logo se treinarmos com prazer, o treino tem muito mais efeito no corpo!

Força aí, amigo.

José Capela

Jorge Cerqueira said...

Parabéns pelo treino eu não sabia deste blog aqui, parabéns maratonista e agradeço por ter o meu link do meu blog aqui no seu vou providenciar também o seu no meu.
Boas passadas e um bom final de semana.

JORGE
www.jmaratona.blogspot.com

 
Free counter and web stats