Friday 12 September 2008

Treinos da semana


Esta tem sido uma boa semana de treinos. Depois dos 30 Km de Sábado e do descanso no Domingo, comecei a semana com um treino calmo de 60 minutos na Segunda-feira, correndo a um ritmo regular de 5:00/Km. Na Terça o treino foi mais curto, incluíndo cerca de 25 minutos a rolar suavemente e uma série de 4'-3'-2'-1' ao ritmo de 3:30/Km, com igual tempo de descanso entre cada "sprint". Na Quarta o treino alternou entre o percurso plano e algumas rampas, repartido os 65 minutos totais entre os dois tipos de "terreno". O ritmo foi sempre uniforme na ordem dos 5:00/Km.
Ontem o treino era dedicado às séries curtas e, depois de um aquecimento inicial de 20 minutos, incluiu uma série de 12 vezes 1', que fiz ao ritmo de 3:20/Km. Hoje o treino é mais calmo, consistindo apenas na realização de 70 minutos a rolar calmamente ao ritmo de 5:00/Km.
O fim de semana irá incluir um treino de 70 minutos no Sábado e outro de 90 minutos no Domingo, fechando assim a semana com cerca de 90 Km corridos.
Em termos físicos aguentei muito bem os treinos realizados e consegui, sem grande dificuldade, assimilar os ritmos impostos. Estando a meio do plano de treinos definido, sinto alguns resultados do trabalho realizado e, apesar do grande respeito pelos 42 Km, sinto que irei conseguir estar em condições de os enfrentar no dia 26 de Outubro em condições de superar o desafio. Depois dos 30Km de sábado, sinto que não vai ser nada fácil, mas é por isso mesmo que a Maratona é especial!


Na próxima semana os treinos não serão tão intensos, pois irei fazer o primeiro grande teste antes da Maratona ao correr a Meia Maratona Sport Zone. Curiosamente, a prova do dia 21 de Setembro tem, não só metade da distância da Maratona do Porto, como essa metade integra totalmente o percurso da Maratona. Por isso mesmo, para além da forma física, é também uma oportunidade de testar o próprio percurso!

4 comments:

Unknown said...

Parabéns por esses treinos magníficos,assim a maratona será um passeio

Maria Sem Frio Nem Casa said...

Olá Miguel

Obrigada pelos votos de boa Meia de S.João das Lampas. Já está feita!

No próximo fim de semana gostaria de o encontrar... é que também vou estar na Meia Sport Zone (para fazer um melhor - não muito - tempo que hoje, espero...)

Um beijinho

Ana

António Almeida said...

Caro M. Paiva

excelente semana de treinos, a minha ficou-se pelos 3 treinos semanais.
Mas com mais ou menos treinos dia 26 de Outubro lá estaremos.
Até lá continuação de bons treinos.

MPaiva said...

Ana,
No Domingo certamente que nos encontraremos na corrdida da Sport Zone. Estou certo de que com o "treino" sobe-e-desce de Sintra esta corrida em terreno planinho vai ser canja!
bjs

 
Free counter and web stats