Friday 17 October 2008

Alimentação

A correcta alimentação deve ser um aspecto central nas preocupações dos atletas. No caso da maratona esta deve ser redobrada, pois o consumo de energia durante a prova é enorme, pelo que o corpo deve estar convenientemente preparado para lidar com essa situação.

Durante os 3 meses da minha preparação, confesso, não fiz nenhuma alteração aos meus hábitos alimentares. Só para exemplo vejam lá que na quarta-feira, quando vinha de Lisboa em viagem para casa, parei na Meta dos Leitões, na Mealhada, para jantar um bom leitãozinho acompanhado pelo vinho espumante da região e ontem ao almoço não perdoei as Tripas à Moda de Porto que, à quinta-feira, são divinais no Restaurante da Fundação Cupertino de Miranda!

Como é evidente, acredito que esta não seja a dieta mais aconselhável para a preparação de uma maratona. Por isso mesmo, e porque, pelo que fui lendo, o que é verdadeiramente importante em termos alimentares, é o que se passa na última semana antes da prova, vou seguir os conselhos que me têm chegado.

Assim, a partir de segunda-feira, vai haver massa e arroz todos os dias, e as Tripas à Moda do Porto ou o Leitãozinho terão de esperar... para a comemoração! Se houver motivos para tal, como é evidente!

4 comments:

Marco Antonio said...

ola miguel! obrigado plo seu comentario! pois isto com treino vai la! quanto a este post da alimentacao acho que sim que um atleta devia controlar muito bem isso ate porque secalhar obtereria melhores resultados, mas tente apenas evitar as gurduras, o resto deixe para os atletas de alta competição, mas.. não se esqueca de que uma alimentação soudavel e sempre bom, e não e so para que pratica desporto!

abracos, marco paiva!

Nuno said...

Olá Miguel
POis alimentação é sempre um problema. Normalmente tento não comer comidas com gorduras(fritos, guisados etc...). Evito também carnes vermelhas. Esta semana vou fazer a minha dieta que normalmente faço antes das meias e maratonas. 3 Dias a comer essencialmente legumes e saladas com carnes brancas e peixe. Os ultimos 3 dias e ingerir hidratos ( massas, arroz, pão e alguns doces(chocolate..pouco)..lolo mas sou guloso, tem resultado.
Um abr e bom descanso

Anonymous said...

Olá Miguel

domingo que vem na Invicta será dia de festa...e de comemorar com certeza.
Uma boa semana.
Abraço,
António Almeida

Maria Sem Frio Nem Casa said...

Olá Miguel

Só para te desejar uma excelente semana de descanso activo, para no domingo estares no teu melhor! Vais estar!

Eu, entre muitos, lá estarei para te ver chegar e aplaudir (ou fotografar, e nesse caso terei as mãos ocupadas... eheheh)

Um beijinho
Ana Pereira

 
Free counter and web stats