Sunday 12 October 2008

Começou a contagem decrescente

Com o final desta semana de treinos começa a contagem decrescente para a Maratona do Porto. Como se costuma dizer, em termos de treino, o que está feito, está feito. Não vale a pena querer "inventar" muito até ao dia da prova. Por isso mesmo, o que vou fazer nas próximas duas semanas, é treinar a ritmos mais moderados, diminuir o treino mais "técnico" (séries, por exemplo) e consolidar a forma já adquirida.

A semana de treinos acabou de terminar há momentos com "chave de ouro"! Foram cinco treinos, assim distribuídos:

Segunda-feira - Dia de descanso.
Terça-feira - 50 minutos a rolar (5:00/Km).
Quarta-feira - 30 minutos a rolar (5:00/Km) + 2 vezes 10 minutos ao ritmo de 3:45/Km.
Quinta-feira - 60 minutos a rolar (5:00/Km).
Sexta-feira - 35 minutos a rolar (5:00/Km) + 30 minutos ao mesmo ritmo com inclinação de 2,5%.
Sábado - Dia de descanso.
Domingo - 28 Km de corrida em 2:21,00.

Estarão a tentar perceber porque razão disse que fechou com "chave de ouro", imagino eu. Pois então cá vai. É que os 28 Km que concluí há instantes, para além de terem corrido bastante bem e de os ter terminado, algo cansado, mas não esgotado, como havia acontecido neste dia, foram seguidos de um ... banho no mar! É verdade, aproveitando a extraordinária manhã de hoje, com uma temperatura óptima e sol, fomos tomar um refrescante e retemperador banho nas águas da Praia da Sra. da Guia.

Foi divinal, acreditem. Depois de uns minutos a deliciar-me naquela água a uma temperatura de 14/15 graus, as pernas parece que ficaram automaticamente mais leves, quase regeneradas do esforço que tinham acabado de fazer.

A partir de agora, o que interessa é ir contando os dias que faltam para o grande momento!

7 comments:

Anonymous said...

Olá MPaiva

bela maneira de terminar essa fase de treinos, e o treino também foi bom pelo que vejo (28 km em 2h20, muito bom).
Continuação de bons treinos mas tem toda a razão, nada de inventar, agora há que esperar pelo grande dia, que está cada vez mais perto.
Abraço e até ao Porto,
António Almeida

Anonymous said...

Caro Miguel,
Sabe mesmo bem um mergulhinho após o treino. O ano passado depois da Maratona do Porto tambem fui dar um mergulho e foi divinal... E aqui nos treinos... Bem, vivo numa ilha... Àgua por todo o lado... Há alturas em que treino não é treino sem um mergulho no mar.
Bons mergulhos até ao Porto.

Nuno said...

Olá MPAIVA

Pois é falta duas semanas para os 42 km, agora resta descansar. Um descanso activo.
Dia 26 lá estaremos à partida.
Boa continuação
1 abr

Marco Antonio said...

ola grande Miguel! 28km em 2he20m e de facto muito bom! um dia tmbem quero ser um grande atleta como o Miguel, um dia vai verme triunfar!

abracos amigo!
marco

Fernando Andrade. said...

Bravo, Miguel
Felizes dos que têm o mar ali aos pés, para poder refrescar-se depois de um treino longo!! Há quem defenda que o arrefecimento brusco após um esforço intenso é um excelente recuperador muscular e há os que vêm com os "perigos" do choque térmico...
Cá por mim, se apetecer, vai um mergulhinho, senão apetecer, toma-se só o duche em casa...morninho.

Abraço.
Fernando

luis mota said...

Olá Miguel!
Obrigado pelas palavras no tomaracorrida.
O Porto está perto. Será a minha primeira Maratona.
Sei que não irá ser nada fácil.Vamos ver como corre.
Continuação de boas corridas,
Luís mota

MPaiva said...

Obrigado a todos pelas mensagens! Os comentários que cá escrevem, acreditem, são uma grande motivação para esta aventura da Maratona!

António,
Fico à sua espera no Porto para podermos fazer juntos a estreia na Maratona. Espero que se torne um dia que fique registado para sempre na nossa memória.

Ricardo,
Que curiosidade que tenho em conhecer os Açores. Talvez um dia se proporcione uma visita e, quem sabe, uma corrida por essas bandas.

Nuno,
Embora correndo em "campeonatos diferentes", será um prazer conhecer-te e correr na mesma prova.

Marco,
Grande atleta eu? Só se for em altura! Agora, tu, se continuares a treinar, tenho a certeza que serás excelente. Como te disse, estou atento ao teu percurso e apoio-te no que for possível.

Fernando,
Morar perto do mar é mesmo um privilégio. Agora, morar perto do mar, em Vila do Conde, é um duplo privilégio! Quando puder, passe por cá que tenho todo o prazer em recebê-lo e mostrar-lhe porquê!

Luis,
Fico muito satisfeito por fazer a minha estreia na Maratona no mesmo dia que tu. É óbvio que faremos tempos muito diferentes, mas estou certo de que sentiremos idêntico prazer e satisfação durante a corrida. Para além disso, espero, sinceramente, que fiquemos ambos satisfeitos pelos resultados!

 
Free counter and web stats