Thursday 20 November 2008

Os blogues de corredores

O artigo que a excelente bloguista brasileira Yara Achôa fez publicar na revista "Contra Relógio" motivou naturais reacções de satisfação e incontido orgulho por parte de vários companheiros da blogosfera atlética, nomeadamente aqueles que foram citados. É normal que assim seja e eu próprio também fico satisfeito por estar incluído na lista de blogs que a Yara escolheu para ilustrar um movimento que está a crescer fortemente no Brasil e em Portugal.

Como já escrevi em posts anteriores, a criação deste blog foi um excelente meio de aumentar a minha motivação para treinar com o objectivo de correr a Maratona do Porto (a minha primeira maratona). Não sei se pelo facto de treinar praticamente sempre sozinho ou se por outra qualquer razão, a verdade é que a vontade de partilha da minha experiência foi aumentando à medida que a preparação avançava e que ia recebendo feed-back de outras pessoas que iam lendo o que eu escrevia e iam dando as suas opiniões, dicas e incentivos.
Por outro lado, a prática desportiva não é, infelizmente, algo que se encontre devidamente enraizado na população, pelo que não é muito fácil encontrar outras pessoas que partilhem o nosso gosto pela corrida. Também isso ajuda a que estes espaços de partilha ganhem relevância e tendam à criação de um espírito de "comunidade" entre os seus membros.

No fundo, um blog, algo que se caracteriza como sendo um espaço em que cada indivíduo expõe uma parte de si ao mundo, combina muito bem com um desporto como o atletismo. Como desporto individual, o atletismo acaba por tornar-se numa prática em que estamos em permanente desafio connosco próprios, seja porque estamos a procurar melhorar as nossas performances ou simplesmente porque estamos a viver o prazer que a corrida traz ao nosso corpo e à nossa mente. Por isso mesmo, ao expor essa experiência de vida num blog estamos a dar ainda mais relevância à sua prática, contribuindo assim para exponenciar a nossa motivação e gosto pela corrida!

3 comments:

joaquim adelino said...

Olá MPaiva
Já o fiz a outros amigos e renovo também para si os parabéns pela referência na Revista Contra-relógio sobre a explosão de bloguistas na área do Atletismo.
Para bem do Atletismo mantenha sempre essa chama bem acesa.
Receba um abraço.

Jorge Cerqueira said...

Amigo parabéns pelo treino e que vc continue nesta luta. Um forte abraço.

JORGE

Stéphanie Perrone said...

muito interessante a relação que fizestes entre os blogs e o atletismo em si.

parabéns pela referência na matéria da contra-relógio.

bons treinos!

Stéphanie
http://tephyperrone.blogspot.com

 
Free counter and web stats