Tuesday 30 September 2008

Setembro - Resumo do mês de treinos


Seguindo o meu Plano de Treinos para a Maratona do Porto, terminei hoje o segundo dos cerca de três meses de preparação específica para a grande prova. O balanço do mês, em números, é o seguinte:

- Nº. de treinos: 23 (não inclui a prova realizada)
- Nº. de provas: 1 (Meia Maratona SportZone)
- Nº. de dias de descanso: 6
- Nº. de Km percorridos: 329,6
- Nº. de treinos de séries: 8
- Nº. de treinos com rampas: 3
- Nº. de treinos longos: 3 (não inclui a Meia Maratona SportZone)
- Tempo de corrida: 27h 14m 55s
- Tempo médio por Km: 4m 58s
- Treino mais longo: 30 Km
- Treino mais curto: 8 Km

Para além destes treinos, um dos dias de descanso foi reservado para uma caminhada pela Serra d'Arga (junto a Caminha), que teve um percurso com cerca de 10 Km, efectuado em ritmo de passeio, grande parte dos quais, com uma criança de 15 Kg ao colo! Foi exercício físico, mas não vou contabilizar como treino...

Como novidades deste mês gostava de assinalar a introdução de séries de 5 minutos, que foram realizadas ao ritmo de 3:45/Km e de séries de 1m30s, que foram realizadas ao ritmo de 3:20/Km. A outra novidade foi o treino longo de 30 Km, do qual já falei aqui.

Em termos anímicos sinto-me bastante bem. A motivação é muito elevada e sinto que os treinos tem corrido bem, o que faz com que esta preparação intensiva esteja a ser efectuada com bastante prazer. Para além disso, sinto-me muito bem em termos físicos e sem quaisquer queixas o que me tranquiliza bastante.

Com toda esta carga de treinos cheguei, também, ao peso que há bastante tempo desejava. Neste momento estou com 79Kg/80 Kg, um peso que considero adequado para mim e que a balança se recusava marcar há uns 7 ou 8 anos (há um ano pesava mais 10 Kg do que hoje!). Como é óbvio, esta questão ajuda muito à melhoria do rendimento em termos de corrida.

Quanto penso na Maratona, sinto algum optimismo e acredito que conseguirei superar o desafio. No entanto, sei que as coisas não serão fáceis. Aliás, basta ver que as últimas 3 provas em que participei ficaram marcadas por 3 insucessos (Meia Maratona de Matosinhos, Corrida das Festas da Cidade do Porto e Meia Maratona SportZone), o que me ajuda a colocar os pés na terra...

O treino que farei no mês de Outubro será de consolidação da forma que adquiri e incluirá a participação no próximo fim de semana na Meia Maratona de Ovar. Esta participação não terá objectivos competitivos, pois irei aproveitar para fazer o meu treino longo da semana, só que bastante mais acompanhado!

Depois, é só continuar a treinar e esperar pelo dia 26!

2 comments:

António Almeida said...

Olá MPaiva

os treinos que tem feito parecem-me a mim mais que suficientes para que dia 26 possa fazer uma boa Maratona, senão o que ia eu achar dos meus?
Mas mais importante penso que será o prazer que tem tirado da preparação, essa já ninguém a tira e pelo que dá para perceber tem sido bastante.
Continuação pois de bons treinos e aproveite ainda estes dias até à Maratona para desfrutar um pouco mais desse prazer.
Dia 26 lá estaremos na linha de partida...e na de chegada.
Continuação de bons treinos e um abraço,
António Almeida

runningirl said...

Hello Mpaiva:

Como voce, estou tb nas ultimas semanas de treinos ate as duas proxima maratonas que vou correr: Chicago Marathon no proximo 12 de Outubro e a Marine Corps em Washington DC no dia 26 de Outubro. Estou preparada e ansiosa para que finalmente chegue o dia.

Boa sorte para voce e visite o meu blog. Como sou ainda novata neste assunto, aceito suggestoes de come melhorar a pagina e o que adicionar. Blog é: http://partridgeusa.blogspot.com

 
Free counter and web stats